
Clareamento Dental
Com o passar dos anos, nossos dentes vão escurecendo e manchando, ganhando aspecto de velhos e mal cuidados. Dentes brancos dão à fisionomia um aspecto mais saudável, jovem e bonito. O clareamento indicado varia de acordo com as características pessoais e idade de cada um. Precisamos, no momento da indicação, avaliar também a integridade dos dentes e os motivos do escurecimento.
O clareamento dental só age sobre o esmalte do dente, não clareando resinas, blocos e porcelanas. Não desgasta os dentes ou promove qualquer prejuízo, porém pode causar sensibilidade dentária que é facilmente reduzida com uso de dessensibilizantes complementares. O tratamento é seguro, eficaz e duradouro, desde que aplicado corretamente.
Há três técnicas de clareamento: a Caseira, a de Consultório e a Mista.
Caseira
Nesta técnica o Cirurgião Dentista confecciona uma moldeira personalizada de silicone que é utilizada para aplicar o gel clareador. O gel pode conter diferentes princípios ativos e concentrações que normalmente variam entre 10 e 22% de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio. Nesta técnica o gel é aplicado sobre a moldeira e levado a boca por algumas horas, variando de acordo com a concentração, mas que em geral ficam entre 2 e 8 horas diárias, podendo ser utilizadas durante o dia ou a noite. Nesta técnica também ocorre sensibilidade dentária, só que menos intensa, porém constante. Este tratamento dura, em média entre 20 a 30 dias para ser concluído e possui uma durabilidade maior.
Consultório
Nesta técnica é utilizado um gel mais concentrado de peróxido de hidrogênio, em geral entre 20 e 35%, que é aplicado sobre os dentes por alguns minutos, virando de acordo com o gel utilizado. Esta técnica deve ser realizada sob a supervisão de um Cirurgião Dentista pois necessita criar uma barreira entre os dentes e a gengiva visto que o gel é muito concentrado e pode causar queimaduras, as quais podem ser facilmente controladas pelo profissional. São necessárias, em média, de duas a três sessões para ter um resultado eficaz, podendo variar para cada paciente. A sensibilidade dentária é maior nesta técnica, porém passa mais rapidamente quando comparada a outras técnicas.
Mista
Nesta técnica há uma associação das outras duas técnicas. Pode ser feito inicialmente uma sessão de consultório e a complementação com a técnica caseira, ou primeiro a técnica caseira e finalizando a técnica de consultório.
Dúvidas Frequentes
O que faz os dentes clarearem?
Os princípios ativos usados nesse tipo de tratamento são o peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, capazes de penetrar através do esmalte, reagindo quimicamente com os pigmentos do dente, quebrando-os em moléculas menores que são opticamente mais claras e mais fáceis de serem removidas.
Pode prejudicar os dentes?
Não. O clareamento não altera em nada a estrutura dentária.
O Lazer/LED dá um resultado melhor?
Nem sempre. Esse tipo de luz fornece uma fonte de calor que acelera reação química do peróxido de hidrogênio. Mas alguns estudos recentes mostram que o clareamento com e sem ela tem um resultado muito parecido. Na verdade, quem faz o trabalho de clarear os dentes de forma mais rápida, num único dia, é o peróxido de hidrogênio formulado numa concentração mais alta do que o peróxido de carbamida. Por isso mesmo, ele só pode ser aplicado no consultório sob a orientação do dentista para evitar queimadura nas gengivas. Pior: as mesmas pesquisas dizem que, por causa da alta temperatura da luz do laser, existe o risco de aumentar muito a sensibilidade.
Qualquer pessoa pode fazer o clareamento dental?
O método é contra-indicado principalmente para quem sofre com retrações na gengiva e tem dentes muito sensíveis, pois o tratamento aumenta esse desconforto, mesmo que temporariamente. Os dentistas fazem questão de reforçar que, se você quer destacar o sorriso, deixar os dentes mais claros pode realçar aspectos negativos da boca como a falta de alinhamento e proporção entre eles. Nesse caso, deve-se, antes, corrigir a arcada com outras técnicas da odontologia estética. Vale lembrar também que o peróxido não clareia restaurações de resina ou porcelana - elas precisariam ser trocadas para ganhar um tom mais próximo dos dentes após o tratamento.
Meus dentes vão ficar branquíssimos?
Depende da cor deles. O clareamento pode chegar até vários tons mais claros, mas não há como prever o resultado. Sem falar que existem várias tonalidades de dentes - brancos, amarelados, acinzentados, amarronzados. Isso significa que um dente com tendência a ser acinzentado vai ficar mais claro dentro dessa matiz, mas nunca vai virar branquíssimo (o que até pode parecer artificial!). Converse com o seu dentista para você não ficar com uma expectativa irreal.
Posso comer de tudo?
Durante o clareamento, e até 7 dias depois de terminar, ficam proibidos alimentos escuros ou com corante: café, shoyu, chá, chocolate, vinho tinto, Coca-Cola, mostarda, ketchup, molho de tomate, entre outros. O pigmento deles pode se depositar nos dentes, manchando-os e atrapalhando o resultado.
Dura para sempre?
Também não. A duração vai depender da alimentação e dos hábitos de cada um. Quem fuma ou bebe muito café, por exemplo, pode voltar a ter os dentes escurecidos mais rapidamente. Caso contrário, os dentistas dizem que o resultado dura de dois a três anos. Mas é necessário fazer um retoque usando o gel clareador por alguns dias nesse meio tempo.
Pasta dental clareadora funciona?
Não como um clareamento feito com o dentista. Os cremes dentais branqueadores costumam ser mais abrasivos removendo apenas manchas leves e superficiais.
Ainda ficou com dúvidas?
Entre em contato com a Dra. Aline Carolina Pistoni por aqui e envie a sua dúvida a ela!
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |